Bom,
eu iria refazer minha resenha sobre uma banda que tocou recentemente,
mas depois de alguns problemas éticos, acho melhor não
falar mais dessa banda, vou apenas seguir a sugestão
(sábia sugestão) de minha parceira Suzana de Oliveira
e escrever sobre coisas parecidas que acontecem.
Começo com o fato de que não resolvi me envolver
em algo como um site de comentários e informações
sobre bandas do cenário underground, para ter que escrever
mentiras ou perder minha personalidade em minhas resenhas, para
agradar ou atacar quem quer que seja.
Sou imparcial, se vejo algo azul, digo que é azul, e
se parecer verde pra alguém, então o que se espera
de pessoas adultas, é que respeitem o verde de uns, e
o azul de outros, pois meu intuito aqui não é
IMPOR que seja azul, mas sim, mostrar que PRA MIM, é
azul.
A Suzana me alertou para um texto que foi publicado certa vez
que diz algo de fácil entendimento:
"O mundo é feito de 98% de pessoas que só
sabem pagar-pau, e esse tipo de pessoa não é muito
confiável, então eu digo uma coisa “Melhor
uma crítica destrutiva do que uma pagação-de-pau
explícita”. Um escracho é sempre verdadeiro,
pois retrata o que a pessoa estava pensando sobre você...
já um elogio, tem 70% de chance ou mais de ser uma mentira."
Não precisaria nem falar isso, mas como alguém
que escreve resenhas para o site, devo explicitar o que me foi
muito bem lembrado: uma banda curitibana veio pra Campinas tocar
no Hammer sob circunstâncias cansativas como viagem longa,
cansaço, fome.... porém, por ser uma banda de
som próprio, tocaram para 10 pessoas, e fizeram um puta
show.... (sem mimimimimi) Agora imagino.... se esses mesmos
caras tivessem tocado para um grande público estariam
no céu. O nome da banda é MIRACLE.
Mas tudo bem....
Estou postando aqui algo que também me foi informado
(e muito bem informado) que explica de maneira mais clara como
podemos entender uma crítica; trata-se de uma parte de
um texto de Dennis Zasnicoff:
Por Que é tão Difícil Receber uma
Crítica?
“A credibilidade do meu Blog é minha prioridade.
Credibilidade no sentido de ser espontânea, sincera, profissional.
E não de representar A VERDADE absoluta - trata-se apenas
de uma OPINIÃO, que felizmente, muitas vezes é
compartilhada por outros.”
“Vocês devem ter reparado que eu retirei do ar uma
crítica que fiz ontem sobre uma música, de uma
banda, cujos nomes não vou citar por respeito.
Tomei a decisão de retirar aquele artigo por um simples
motivo: acredito numa segunda chance.”
“Pessoal, vamos nos conscientizar que como músicos,
produtores, compositores, intérpretes - escolhemos uma
profissão de exposição pública.
Quando um CD é lançado no mercado, ele está
dizendo ao público nada mais nada menos do que: “O
que você acha de mim? Quer me comprar? Quer me baixar?”.
As críticas são INEVITÁVEIS. As fundamentadas
sempre nos ensinam algo. As tendenciosas podem ser desconsideradas.”
“Assim, gostaria de deixar claro que NÃO VOU mais
retirar artigos publicados, a não ser que exista algum
problema de origem legal ou erro de informação.
Não tenham medo de serem criticados! As críticas
que recebi e continuo recebendo são o meu melhor professor”
“No longo prazo, sei que todos vão apreciar a credibilidade
deste Blog.
Desde pessoas procurando por músicas novas e dicas de
Produção Musical, passando por profissionais da
área e até Gravadoras e Rádios que já
começaram a me contatar para a indicação
de músicas e artistas.”
http://blog.zasnicoff.com/2008/07/30/audicao-critica-por-que-e-tao-dificil-receber-uma-critica/
Bom.... acho que não preciso dizer mais nada!
Agradeço a TODOS!
MiH
Pereira
Grupo Metal Rise